Ponderações

Faça a sua opção

Quando você me disse que seu sofrimento era maior que o de todo o mundo porque era o seu sofrimento, senti uma tristeza profunda, mas não foi por você dizer aquilo para mim e sim porque eu já estive nesse lugar, já vi as coisas por esse prisma e sei o quanto dói para a gente deixar de pensar assim.

Dói porque é preciso uma transformação profunda, dessas que batem a gente feito liquidificador dos bons, dessas que viram a gente do avesso, que fazem a gente perder o chão. Dói porque é preciso olhar para dentro e perguntar o que esse sofrimento quer de você.

Quando a gente acha que a dor da gente é maior que a de todo mundo, simplesmente porque é a nossa dor, não estamos certos nem errados, só não estamos ainda conseguindo ver a beleza da unidade, que a dor do outro é minha e que a minha é do outro, não tem maior ou menor, é só dor e é passageira – se assim a gente quiser.

Quando a gente acha que a dor da gente é maior que a de todo mundo é porque a gente – mesmo sem saber – gosta dessa dor, ela é companhia, ela é um tipo de apêndice que você carrega por aí e quando precisa saca para mostra para quem você quer.

Quando a gente acha que a dor da gente é maior que a de todo mundo é porque caiu na armadilha do vitimismo, lugarzinho traiçoeiro que prende e seduz o mais letrado dos homens, a mais vividas das mulheres.

Não há mal nenhum em achar que seu sofrimento é maior do que todo mundo, porque ele é o seu sofrimento, mas se você decidir que quer sair daí, desse lugar que é bem incomodo, tente se lembrar que tudo isso são emoções e que emoções, bem como pensamentos, são estados mentais – só ficam com você enquanto você permitir.

Faz muito tempo que ouvimos isso, mas é sempre bom lembrar: a dor é inevitável mas o sofrimento…Ah, acredite, o sofrimento é opcional”

 

 

Acho que você gostaria de ler também...

2 Comments

  1. Tiago Barreto

    10/08/2016 at 09:25

    Sensacional a reflexão Ana.

    1. Ana Paula

      10/08/2016 at 17:27

      Obrigada Tiago!!! :-)

Deixe seu comentário